Jonathan Cafu Corinthians
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

13ª reforço do Corinthians em 2020, Jonathan Cafú fez a sua estreia na derrota para o Atlético-MG por 2 a 1, pela 21ª rodada do Brasileirão 2020, deixou uma má impressão pela falta de ritmo, mas está respaldado pelo técnico Vagner Mancini.

O treinador alvinegro, em entrevista ao UOL Esporte, diz ver a contratação como grande chave para acertar o ataque pelas características distintas do elenco por unir extrema força física e habilidoso para “quebrar as linhas” do adversário.

Jonathan tem o entendimento de jogo, tem uma leitura tática interessante e força física, por isso, ele é diferente dos atacantes que temos aqui. Jonathan tem um pouco mais de força física, o futebol atual tem todas as equipes se defendendo em duas linhas de quatro e você precisa de jogador que quebra linha de marcação. É único“, afirmou.

Mais lidas da semana:
+ Quanto o Timão deixou de faturar com Libertadores e Copa do Brasil
+ Pandemia faz patrocinadora romper contrato com o Corinthians; Timão receberá por rescisão
+ Matheus Davó, atacante do Corinthians, presenteia sua mãe com um carro

Mancini vê Cafú com capacidade de atuar pelos lados e centralizado, mas entende que a função de segundo atacante, atrás do centroavante, é seu grande diferencial por saber transitar e romper as linhas defensivas dos adversários.

Uma opção é enfiar entre as linhas mais atletas do que ela suporta, e ter uma linha de passe para ter superioridade. A outra é envolver com superioridade numérica pelo meio ou laterais para chegar à linha de fundo. Ou ter um atleta com força física para romper a linha e receber o atleta nas costas dos defensores. E a que deixei por último e todo treinador quer é ter um atleta que dribla e consegue chegar à linha de fundo. A necessidade é saber que você precisa romper linhas. O adversário não vai deixar buracos, as equipes estão organizadas, todo mundo faz leitura boa de jogo. Importante ter atletas que fazem papéis diferentes e que nos agreguem algo para fazer o gol“, disse.

O comandante do Timão aproveitou para avisar a Fiel que o investimento em Jonathan Cafú foi pensado, checado com outros profissionais e começará dar retorno técnico ainda em 2020.

A gente busca informações, tenho rede de contatos no mundo, estou há 16 anos nesta função. Já conhecia o Jonathan de vê-lo jogar contra, mas você busca a informação recente. Tem de fechar um diagnóstico com informações de atletas, de pessoas de comissão, de amigos que veem jogos, dos vídeos. Houve um consenso e não tenho dúvidas que o Cafú vai ser uma peça importante, pelo o que já vi em uma semana de treinos, uma característica diferente da que temos no elenco“, explicou.

Jonathan Cafú titular

Após boa semana de treino, Jonathan Cafú está ansioso para a sua ‘estreia verdadeira’ contra o Grêmio, no domingo (22), às 20h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, pela 22ª rodada do Brasileirão 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui