Era um dia especial de trabalho para Junior Urso. Ele vestia a camisa do Guangzhou e seu time ganhava um clássico local na China em 2017. Mas, no decorrer do jogo, em um lance comum, Urso cometeu uma falta. Entre tantas que um volante comete na carreira. Foi o suficiente para o adversário ficar muito irritado. Bravo, ele se aproximou de Urso e esbravejou: “macaco” . A primeira reação foi um grande susto. O jogador perguntou o que o rival havia dito, torcendo para ter entendido errado. Veio a confirmação. Era “macaco” . Incrédulo, precisou de um tempo para assimilar o que estava acontecendo. Ele adorava a China, era muito querido no país e sempre havia sido muito bem tratado. Urso achava que sabia o que era racismo. Não sabia. Ficou mal, viu seu irmão e sua noiva ficarem mal. Nunca tinha sofrido uma injúria racial e jamais esperaria passar por aquilo. Ele sempre teve orgulho de ser negro, mas seu tom de pele o poupou de muitas coisas num país colorista que julga as pessoas pelo nível de branquidão da pele. O adversário até pediu desculpas depois. O volante aceitou, não queria carregar o peso de um erro de outra pessoa em suas costas. Mas Urso escolheu carregar para sempre a lembrança do caso. Na alma e na pele. “É algo que fere nossa carne”.

“Eu achava que eu sabia como era passar por isso, como era a dor das pessoas que sofreram racismo, mas eu realmente não sabia. Assim que o rapaz se expressou dessa forma, eu senti realmente o que era o racismo. Fiquei bem mexido mesmo quando ele me chamou de macaco. Tanto que eu não acreditei que ele estava falando aquilo: perguntei o que ele estava falando, ele repetiu.
O Daniel Alves comeu a banana e eu pensava que faria o mesmo. Mas não consegui. Cada um reage de uma forma, absorve de um jeito. Quando ele falou, foi um susto muito grande. Eu realmente não sabia o que era o racismo antes de passar por isso. Hoje, graças a Deus, estou conseguindo superar isso. Se eu passasse por isso de novo, desta vez eu não reagiria como na época. Mas na época fiquei muito triste”.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui