Há nove anos, o Corinthians estreava o seu novo manto grená. O uniforme ficou marcado como um dos mais bonitos do mundo, eleito por revistas na época. Muitos corinthianos consideram também entre os mais bonitos da história. A reportagem é do Site Oficial do Corinthians.

Num 29 de maio, assim como hoje, há nove anos atrás, o Corinthians encarava mais um duelo pelo Campeonato Brasileiro de 2011, dessa vez contra o Coritiba. Com gols de Paulinho e Danilo, o Timão venceu por 2 a 1, mas naquela tarde ensolarada em Araraquara, na Arena Fonte Luminosa, outra coisa chamou a atenção dos torcedores além da importante vitória. Os jogadores do Coringão estreavam, naquela partida, um terceiro uniforme que ficou marcado na história do clube. Na cor grená e com a imagem de São Jorge estampada no peito, a belíssima camisa prestava homenagens significativa para a Fiel.

Além de homenagear São Jorge, o santo padroeiro de toda a torcida alvinegra, a cor grená relembrou o Torino, saudoso clube italiano que em 1949, teve sua delegação morta em um fatal acidente aéreo. O clube italiano foi o primeiro adversário internacional da história do Corinthians, quando em 1914 foram disputados dois amistosos. Apesar de duas vitórias italianas, o técnico do Torino, Victorio Pozzo, que seria bicampeão do mundo com a seleção italiana em 1934 e 38, afirmou: “O Corinthians pode ir à Europa e pode enfrentar, sem receio, qualquer dos times de lá”.

Mais de três décadas depois, em 1948, a fortíssima equipe italiana excursionava mais uma vez por terras brasileiras. Dessa vez, o Torino venceu todos os jogos que disputou, exceto por um: foi derrotado por 2 a 1 pelo Corinthians.

Infelizmente, quase após um ano, no dia 4 de maio de 1949, o clube que chegou a ser tetracampeão italiano e era base da seleção de seu país, foi vítima de um acidente aéreo que matou todos seus jogadores e toda a delegação. O funeral da equipe reuniu cerca de 500 mil pessoas nas ruas de Turim e a fatalidade causou diversas homenagens ao redor do mundo.

Entre elas, uma do alvinegro do Parque São Jorge. Quatro dias após a tragédia, o Corinthians entrou em campo contra a Portuguesa, num amistoso realizado no Pacaembu, trajando as tradicionais camisas grenás do saudoso esquadrão italiano. O Timão venceu a partida por 2 a 0 com gols de Colombo e Noronha. Além disso, toda a renda da partida foi destinada às famílias dos jogadores e profissionais mortos no acidente.

A nova homenagem do Todo Poderoso, o terceiro uniforme na cor grená, rendeu o título de camisa mais bonita do mundo em 2011, pelo renomado site britânico Subside Sports e também foi um sucesso de vendas, marcando a história do clube.

(Créditos pela foto: Daniel Augusto Jr)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui