Daniel Augusto Jr
Foto: Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians

Você que é um torcedor mais antenado com as notícias sobre o Sport Club Corinthians Paulista, provavelmente já viu nas matérias a frase: “Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians”. Hoje teremos a honra de entrevistar ele, que é um dos fotógrafos oficiais do alvinegro.

Em entrevista para o SCCP Online, Daniel Augusto Jr comentou sobre o início de sua carreira, um fato curioso com o Rei Pelé, a sua participação na inesquecível selfie do Romero e diversos outros assuntos.

Mais lidas da semana:
+ 10 jogadores que iludiram a Fiel ao serem contratados pelo Corinthians.
+ Vídeo com lance bizarro do Corinthians repercute nas redes sociais.
+ Bolsonaro brinca com torcedor corinthiano e fala em ‘tomar’ a Arena.

Confira a entrevista com o Daniel Augusto Jr, fotógrafo do Sport Club Corinthians Paulista:

1) Como você iniciou a sua carreira como fotógrafo?
R: Meio por acaso: eu precisava ter alguma profissão, em conversa com meu cunhado que já fotografava ele me sugeriu porque “dava para ganhar dinheiro”. Estou esperando até hoje a grana…Rss….Rss…….

2) Em algum momento, no início de sua profissão, você pensou em desistir de ser fotógrafo? Se sim, como se manteve?
R: Como em tudo na vida, existem os altos e baixos. Mas eu precisava sobreviver, pior: eu precisava aprender algo por isso não desisti; e na medida que você vai se aprofundando nos ensinamentos as oportunidades vão aparecendo.

3) Você chegou a ir no escritório do Pelé para fazer um retrato. Conte mais especificamente como foi aquele dia.
R: Era uma pauta para revista do Lance! que ia ser lançada. O Rei me deixou esperando um montão de tempo: cheguei por volta das 11hs da manhã e fui fazer a foto no final da tarde. Foi bom por um lado porque me permitiu pensar na foto, como realizar. E acabou que virou um dos ícones da minha vida como repórter fotográfico.

Veja como ficou a foto:

Daniel Augusto Jr fotografa Pelé
Foto: Daniel Augusto Jr

4) O Romero marcou um gol na vitória sobre o Palmeiras por 3×2, em 2017. Na comemoração, o paraguaio pegou o celular dele com você. Como que vocês dois combinaram isso?
R: Fazia alguns jogos que o Romero não marcava. Na hora do almoço, eu sentado na mesa, no CT, ele chegou e disse: “Hoje estou confiante, vou fazer um gol”; e perguntou se eu poderia ficar com o celular dele e onde eu ficaria no campo. Acabou que deu tudo certo. Como eu tinha esse trato, levei uma segunda câmera para o campo para fotografar de perto. No jargão jornalístico isso se chama “armar uma foto”, que é criar um fato. O bom repórter fotográfico não arma foto, mas como foi um pedido do jogador, não vi porque não fazer. Foi um belo dia, ainda mais em cima “deles”….Rss….rsss…..

5) Quais foram as suas primeiras fotos marcantes do Corinthians?
R: A primeira grande foto foi a do Sócrates, na chuva; o gol do Tupãzinho, em 1990; mais tarde vieram os gols do Emerson no Pacaembu, contra o Boca; o fantástico gol do Romarinho na Bombonera; os gol do Paolo Guerrero, no Japão; as defesas de pênaltis maravilhosas do Cássio, sem esquecer nunca aquela aos quarenta e tanto do segundo tempo, no Morumbi. Os gols do Danilo, o gol do Paulinho contra o Vasco.
Qualquer foto do Corinthians é sempre marcante!!!

6) Em vários anos de trabalho, você trabalhou com grandes técnicos do Corinthians. Qual foi aquele que você teve uma amizade maior?
R: Talvez, pelo maior tempo de trabalho juntos e pelas inesquecíveis conquistas, o Tite. Mas nunca tive nenhum problema com qualquer técnico nestes quase 13 anos de trabalho. Sempre fui tratado com muito carinho por todos eles, e tentei e tento retribuir esse tratamento.

7) Existe algum jogador que você mais teve uma amizade forte? Daquelas que até hoje combinam de almoçar com a família, por exemplo.
R: O meu relacionamento com os jogadores sempre foi profissional. Me interessa o que eles fazem dentro do campo jogando, dentro do CT treinando. Esse lado profissional sempre se manteve. O que os jogadores fazem em seus momentos de lazer não preciso saber. Também nunca tive nenhum problema com qualquer jogador do Corinthians desde janeiro de 2008 quando eu fui trabalhar com fotógrafo oficial. Sempre existiu com todos uma amizade cordial, amiga e principalmente, profissional.

8) Como você consegue se concentrar com a emoção dos jogos para tirar fotos de momentos decisivos?
R: Tem que ser profissional. A busca pela imagem perfeita, o momento decisivo da jogada te faz ficar muito concentrado. E eu procuro não perder esse foco. Mas assim que a jogada termina, o gol foi feito – ou perdido – eu xingo, eu choro, eu chuto placa, eu jogo copo de água no chão, mas ninguém vê……Rsss…rssss…rssss….

9) Conte algum momento marcante para você que aconteceu nos bastidores do clube.
R: Em 2008 nós tínhamos voltado de um jogo e os jogadores foram direto para o jantar. Eu como sempre faço, subo para o quarto para deixar o equipamento e depois desço. Quando entro na sala do jantar, o Mano Menezes devidamente acompanhado pelo Perdigão, começam: “Parabéns à você, nesta data querida…”. FOI FODA!!!

10) Quais dicas você deixa para quem está começando agora como fotógrafo?
R: Eu acho que começar em qualquer profissão é sempre muito difícil; repórter fotográfico não fica atrás. Eu divido a profissão em fotógrafo e repórter fotográfico. O segundo você precisa ser jornalista, o primeiro não, e pode se dedicar aos mais diversos ramos da fotografia. Pode fazer casamentos, festas, modelos, crianças, pets, publicitária.
Como qualquer profissão para fazer direito tem que estudar, se dedicar. Eu nunca havia pensado na profissão e hoje trabalho em um dos maiores times do mundo. Qualquer pessoa pode. No caso específico da pergunta, se quiser fotografar esportes, tem que saber fotografar, dominar as técnicas, tem um bom equipamento (que é muuuuuuito caro!!!!!) e fotografar…fotografar…fotografar…fotografar…fotografar…fotografar….fotograf….fotograf….fotog….fotog….foto…foto….fotografar!!!

A equipe do SCCP Online agradece ao fotógrafo Daniel Augusto Jr pelo seu tempo e deixa abaixo algumas de suas fotos, entre elas, as suas favoritas.

Adriano Corinthians
O atacante Adriano durante a partida entre Corinthians/SP x Atletico Paranaense/PR, realizada esta tarde no Estadio do Pacaembu, valida pela 34a. rodada do Campeonato Brasileiro de 2011. Sao Paulo/Brasil – 13/11/2011. Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Alessandro e Tite comemoram o segundo título Mundial do Corinthians
Tite e Alessandro comemoram o titulo com fotografo Daniel Augusto Jr., o jogo esta noite entre Corinthians/Brasil x Chelsea/Inglaterra, no Yokohama Stadium, valido pela final do Campeonato Mundial Interclubes organizado pela FIFA 2012 – Yokohama/Japan – 16/12/2012. Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Cássio se preparando para mais um duelo no Brasileirão de 2015
Cássio se preparando para mais uma partida pelo Campeonato Brasileiro de 2015. Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians
Comemoração do Brasileirão de 2011
Jogadores comemoram com o tŽcnico Tite jogando champanhe nos vestiarios apos da partida entre Corinthians/SP x Palmeiras/SP, realizada esta tarde no Estadio do Pacaembu, valida pela 38a. rodada do Campeonato Brasileiro de 2011. Sao Paulo/Brasil – 04/12/2011. Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Concentração de Gil no Brasileirão de 2015
Gil na concentração antes de mais uma partida no Brasileirão de 2015. Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians
Daniel Augusto é cumprimentado por Tite durante Libertadores de 2012
Tite vai até ao Daniel Augusto Jr após comemoração pela Libertadores. Foto: Reprodução
Dentinho chora após perder final da Copa do Brasil de 2018
Dentinho chora após perder final da Copa do Brasil de 2018. Foto: Daniel Augusto Jr
Emerson Sheik faz apelo pela permanência de Tite no Corinthians
Emerson participa da campanha “Fica Tite” apos o treino desta tarde no CT Joaquim Grava, no Parque Ecologico do Tiete. O proximo jogo da equipe sera domingo, dia 21/04, contra o Atletico Sorocaba, no Pacaembu,, jogo valido pelo Campeonato Paulista de 2013. Sao Paulo / SP – Brasil – 16/04/2013 Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Gol de Luciano sobre o Rogério Ceni
Gol de Luciano sobre o Rogério Ceni. Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians
Gol de Tupãzinho na final do Brasileirão de 1990
Gol de Tupãzinho no Brasileirão de 1990. Foto: Daniel Augusto Jr
Grupo fechado para mais um jogaço no Brasileirão 2015
Grupo fechado para mais um jogaço no Brasileirão 2015. Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians
Guerrero comemora o gol sobre o Chelsea
Paolo Guerrero comemora seu gol durante o jogo esta noite entre Corinthians/Brasil x Chelsea/Inglaterra, no Yokohama Stadium, valido pela final do Campeonato Mundial Interclubes organizado pela FIFA 2012 – Yokohama/Japan – 16/12/2012. Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Jogadores do Corinthians brincam em piscina no CT
Jogadores dentro da piscina durante o treino desta tarde no CT Joaquim Grava, no Parque Ecologico do Tiete. O proximo jogo da equipe sera sabado, dia 17/03, contra a Uniao Barbarese, jogo da 12a. rodada do Campeonato Paulista 2013. Sao Paulo / SP – Brasil – 14/03/2013 Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Mano Menezes antes de amistoso contra o Cene-MS, em 2008
Mano Menezes antes de amistoso contra o Cene-MS, em 2008. Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians
Romarinho brinca com Daniel Augusto Jr no CT
Romarinho brinca com Daniel Augusto Jr no CT. Foto: Reprodução
Decisao da Copa do Brasil 2009; Internacional/RS x Corinthians/SP
01/07/2009 – PORTO ALEGRE/RS – ESPORTES – INTERNACIONAL/RS X CORINTHIANS/SP – Ronaldo estoura champanhe comemorando nos vestiarios apos a partida realizada esta noite no Estadio Beira-Rio, em Porto Alegre, no jogo de decisao da Copa do Brasil 2009;
Foto: © Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians
Sócrates em 1983
Sócrates em 1983. Foto: Daniel Augusto Jr
Técnico Tite viajando para o Japão
10/12/2012 – Tite no trem bala durante a viagem para Yokohama; Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians
Tite brinca com Gavião que estava 'conferindo' treino do Corinthians
Tite e o Gavião que aparecia as vezes no CT durante o treino realizado esta manha no CT Joaquim Grava, localizado no Parque Ecologico do Tiete. O proximo jogo da equipe sera sabado, dia 10/11, contra o Coritiba/PR, no Estadio do Pacaembu, valido pela 35a. rodada do Campeonato Brasileiro de 2012. Sao Paulo / SP – Brasil – 08/11/2012 Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Tite e jogadores comemoram o fim do apito contra o Chelsea
Tite comemora o titulo ap™s o jogo esta noite entre Corinthians/Brasil x Chelsea/Inglaterra, no Yokohama Stadium, valido pela final do Campeonato Mundial Interclubes organizado pela FIFA 2012 – Yokohama/Japan – 16/12/2012. Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Tite faz suas preces antes de mais um duelo do Timão
Tite faz suas preces antes de mais um duelo do Timão. Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians
Torcida registrada pelas suas lentes
Torcida registrada pelas suas lentes. Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui