Corinthians garante vaga em play-off do novo Mundial Fifa se vencer Sul-Americana


É isso mesmo torcedor corinthiano. O Mundial de Clubes Fifa terá um novo formato a partir de 2021. Nesta semana, inclusive, a cúpula da entidade máxima do futebol se reúne em Miami, nos Estados Unidos, para definir o novo calendário do esporte mais popular do planeta. A partir disso, uma nova competição entre os principais clubes do mundo será formatada.

Existem alguns modelos na mesa, mas o formato favorito e que deve vencer é o composto por 24 clubes e disputado a cada quatro anos, semelhante ao torneio Mundial de seleções. A reunião também definirá as sedes dos dois últimos mundiais no atual formato (2019 e 2020), vencido duas vezes pelo Corinthians (2000 e 2012).

Para conquistar uma vaga no Mundial de 2021, com 24 equipes, o Corinthians precisará ter sido campeão em uma das últimas quatro edições da Libertadores ou conquistado uma das últimas quatro Copa Sul-Americana. Ou seja, se vencer em 2019, o Timão garante vaga no play-off no Mundial de Clubes com novo formato.

ENTENDA:
O novo Mundial Fifa será composto por 24 equipes, 12 delas da Europa (últimos quatro campeões e vices da Liga dos Campeões e últimos quatros campeões da Liga Europa); 4,5 clubes da Conmebol (últimos quatro campeões da Libertadores). O 0,5 na matemática da Fifa saíra de um play-off disputado entre os últimos quatro campeões da Sul-Americana. Quem vencer, porém, ainda não garante vaga pois disputará a repescagem derradeira contra um representante da Oceania. Outros dois clubes da África, dois da Asia e dois da Concacaf, além de um clube do país sede completam as vagas.

AS CHAVES:
Pote 1: oito cabeças de chave serão da Uefa
Pote 2: quatro da Uefa e os quatro da Conmebol
Pote 3: o classificado pela repescagem (Corinthians, se vencer a Sul-Americana 2019, pode ser essa equipe), o país-sede e os seis das outras confederações.

Para chegar ao torneio sem precisar passar por play-off ou repescagem, o Corinthians precisa vencer a Libertadores de 2020. O novo Mundial de Clubes Fifa, em 2021, deve ser disputado entre junho e julho.

Postar um comentário

0 Comentários